quarta-feira, 14 de maio de 2014

Programa Jovem Aprendiz - "qual é a sua experiência profissional anterior???"

Olá! :)
Por estes meses estive olhando para esse "Programa Jovem Aprendiz", onde das empresas contratam jovens de 14 a 24 anos, dando-lhes a oportunidade de ter uma primeira experiência em um emprego, ter um ponto de partida.
O engraçado é que no começo do ano, a propaganda que dava nas tv's era de uma garoto trocando das armas para a oportunidade de ser um jovem aprendiz.
Achei muito legal isso. Comecei a trabalhar aos 14 anos, numa empresa de "fast food", morava  na Tijuca, trabalhava 5 horas por dia, estudava, estagiava (em lugares extremos em distância) e você não tem noção de como isso faz  "A DIFERENÇA" para o jovem... responsabilidade, foco, determinação, etc.
Mas esses dias tenho tentado inscrever meu filho de 14 anos neste programa e lhe digo:  não estou conseguindo de forma alguma. Oras, se o programa é para dar oportunidade para o jovem a ter um ponto de partida, como podemos ter tantas dificuldades assim?
Ah sim.. a minha indignação está em a tal "Experiencia profissional". Sim, as empresas estão pedindo "experiencia profissional". O que não entendo é que se é um programa  para jovens se tornarem aprendizes, o por que de pedir experiências anteriores???
Sim, acho que as empresas estão querendo mão de obra barata. Pegam um jovem que já tenha alguma "experiência" (desculpe-me estar repetindo por tantas vezes a palavra "experiência" ... "experiência" ..."experiência"  é que essa palavra se tornou um eco na minha mente) pagam salários de "jovem aprendiz" quer dizer, são de pouco custo para a empresa.  Resultado mão de obra barata,.
Talvez eles acham que brasileiros continuam idiotizados como no tempo da minha vó... mas sinto muito, não estão!
Ah, o que farei com meu filho que acabou de completar 14 anos? Sim vou colocá-lo em cursos e mais cursos para que quando chegar uma oportunidade melhor ele tenha portas abertas por méritos próprios, e não por "programinhas".

Nenhum comentário: